Formulários e modos opcionais - sala 1

De à sombra do futuro
Revisão de 13h00min de 2 de julho de 2017 por Rhwinter (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Formulários e modos opcionais - sala 1

Traplev


Traplev é o nome que Roberto Moreira Junior utiliza para publicar alguns de seus trabalhos como artista, e também em projetos colaborativos como curadorias, seminários e a publicação Recibo. Assim, Traplev extravasa a ideia tradicional de artista e coloca-se como um agente que circula por diversos campos discursivos, não somente aqueles reservados à ele.

Em Formulários e modos opcionais – sala 1, as pranchetas, que nos remetem ao ato de projetar ou ao gerenciamento de projetos, ganham um caráter icônico: incorporam de modo perene a descrição dos procedimentos associado à elas. O conjunto dos textos e gráficos — como “Calcular interesses” ou ”Potencializar estratégias” — nos indicam um processo burocrático de elaboração de interesses, planos e estratégias para se alcançar algo esperado, não somente comum àqueles que trabalham nos setores administrativos, de negócios, ou de políticas públicas, mas também à atividade do próprio artista hoje em dia na execução de uma proposição artística e, de modo parcialmente implícito, comum à vida de qualquer indivíduo social do mundo contemporâneo.

Temos, portanto, uma certa epistemologia de projetos, ou até mesmo um projeto de criação de outros projetos, evidenciando o grau de naturalidade no qual essa criação teria chegado. Sugere assim a existência de parâmetros e procedimentos básicos, ainda que opcionais, para garantir a conquista de um objetivo.


mais: Site do artista