Mudanças entre as edições de "Brasil Nativo Brasil Alienígena"

De à sombra do futuro
Ir para navegação Ir para pesquisar
 
(3 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
 
[[Arquivo:Annabella.jpg]]
 
[[Arquivo:Annabella.jpg]]
  
 +
"Brasil Nativo - Brasil Alienígena", 1977-2004, de Anna Bella Geiger. Impressão digital com jato de tinta, 30x20cm
  
Nesta obra, a artista usa como base um trabalho feito em 1975, em que se apropriava de um postal com a imagem de um índio, relacionando-o a uma foto dela própria tirada no terraço de sua casa. Na obra atual, ela escaneou seu próprio trabalho, retirando sua imagem da foto do terraço, e apagando a imagem do índio do postal, mantendo o seu entorno. Por fim, ela colocou sua imagem no lugar da do índio. Ou seja, ela usa um recurso tecnológico, a digitalização, não disponível à época da realização do primeiro trabalho – e, muito menos, familiar ao índio do postal original – para se "apropriar" de um trabalho, e criar uma obra inédita. Anna Bella usa como "matriz" não um meio físico, mas uma imagem digitalizada, virtual, feita a partir de duas outras pré-existentes impressas, uma foto e um postal.
+
 
 +
Nesta obra, a artista usa como base um trabalho feito em 1975, em que se apropriava de um postal com a imagem de um índio, relacionando-o a uma foto dela própria tirada no terraço de sua casa. Na obra atual, ela escaneou seu próprio trabalho, retirando sua imagem da foto do terraço, e apagando a imagem do índio do postal, mantendo o seu entorno. Por fim, ela colocou sua imagem no lugar da do índio.  
  
 
http://www.revistamuseu.com.br/galeria.asp?id=3865
 
http://www.revistamuseu.com.br/galeria.asp?id=3865
 +
 +
 +
ver também:
 +
 +
[[Avatar e James Cameron]]

Edição atual tal como às 17h07min de 26 de setembro de 2010

Annabella.jpg

"Brasil Nativo - Brasil Alienígena", 1977-2004, de Anna Bella Geiger. Impressão digital com jato de tinta, 30x20cm


Nesta obra, a artista usa como base um trabalho feito em 1975, em que se apropriava de um postal com a imagem de um índio, relacionando-o a uma foto dela própria tirada no terraço de sua casa. Na obra atual, ela escaneou seu próprio trabalho, retirando sua imagem da foto do terraço, e apagando a imagem do índio do postal, mantendo o seu entorno. Por fim, ela colocou sua imagem no lugar da do índio.

http://www.revistamuseu.com.br/galeria.asp?id=3865


ver também:

Avatar e James Cameron