Mudanças entre as edições de "MUSEU"

De à sombra do futuro
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Bruno Faria
 
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Bruno Faria
 
 
 
 
 
''One can say that at least since the creation of the Beaubourg in Paris in 1977, the proliferation of new museums and cultural centers in different cities is recognized as a strategy to improve the urban space, create or strengthen tourism or simply "ennoble" particular place (the so-called gentrification). What these new spaces share is a monumental postmodern architecture, usually designed by an architect of international prestige. This is the case of the São Paulo's Theatre of Dance and Opera that is being built in the old bus station in the district of Luz, with design by the duo of swiss architects Herzog & De Meuron, or the future Museum of Image and Sound in Rio de Janeiro, that is being built in Copacabana.''
 
 
 
''Thinking about such situations and the social, political and cultural context of where his work would be presented, in 2007, during the period of a scholarship that he won by the Art Museum of Pampulha in Belo Horizonte, Bruno Faria developed the work 'Anexo' . From a questioning about the expectations of the arrival of a new and more suitable building for the Pampulha Museum, the artist staged the opening of this new building with a cocktail which included the presence of guests. On the occasion, Faria asked the Director of the museum to make a speech and cut a ribbon, although what was presented was only a mockup.''
 
 
 
''For the exhibition "à sombra do futuro", the artist decided to proceed with the research on the implantation of new museums that he started in Belo Horizonte. Using an ironic game, he questions how the new institutions of art are designed and inserted in the cities, from its architectural design, its collection, its audience to its social and educational role.''
 

Edição atual tal como às 15h13min de 15 de novembro de 2010

______ Museu

Bruno Faria


Pode se dizer que, pelo menos desde a criação do Beaubourg em Paris, em 1977, a proliferação de novos museus e centros culturais em diferentes cidades é reconhecida como uma estratégia para melhorar o espaço urbano, criar ou fortalecer o turismo ou simplesmente “enobrecer” determinado lugar (a chamada gentrificação). O que esses novos espaços compartilham é uma arquitetura pós-moderna monumental, geralmente projetada por um arquiteto de prestígio internacional. É o caso do Teatro da Dança e Ópera de São Paulo que está sendo construído na antiga estação rodoviária do bairro da Luz, com projeto da dupla de arquitetos suíços Herzog & De Meuron, ou do futuro Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, em Copacabana.

Pensando em tais situações e no contexto social, político e cultural específico do lugar onde seu trabalho ia ser apresentado que, em 2007, durante o período de uma bolsa que ganhou do Museu de Arte da Pampulha em Belo Horizonte, Bruno Faria desenvolveu o trabalho Anexo. A partir de um questionamento da expectativa de chegada de um novo e mais adequado prédio para o Museu da Pampulha, o artista encenou a abertura desse novo prédio com um coquetel que contava com a presença de convidados. Na ocasião, Faria pediu para a Diretora do museu fazer um discurso e cortar uma fita de inauguração, embora o que se apresentava era somente uma maquete.

Para a exposição À sombra do Futuro, o artista decidiu seguir com a investigação sobre a implantação de novos museus iniciada em Belo Horizonte. Utilizando-se de um jogo irônico, questiona como novas instituições de arte são pensadas e inseridas nas cidades, desde o projeto arquitetônico, sua coleção, seu público até seu papel social e educativo.


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