Remediações

De à sombra do futuro
Ir para navegação Ir para pesquisar

Remediações

Beto Shwafaty


Remediações é o resultado de uma pesquisa realizada por Beto Shwafaty sobre certas dinâmicas de transposição de projetos nacionais para a mídia, isto é, como esses projetos se transformam em imagem/som/vídeo e, nesse movimento, formam e constituem seu conteúdo discursivo — que também acaba por ser examinado pelo artista. A pesquisa tem ainda como intenção explorar a qual distância da realidade esses projetos se colocam quando se traduzem nesses suportes de representação. Por isso, o foco da pesquisa foi em projetos que se efetivam na presença fantasmática da imagem e prescindem de serem executados, na medida em que se realizam na própria imagem e evadem as contingências da realidade.

Os projetos observados são tanto aqueles que se tenta empreender hoje quanto os que já se tentou empreender no passado, o que permite avaliar a disputa entre idealização (representação do desejo) e a documentação histórica, seja dos discursos dos projetos (muitas vezes propagandísticos), seja da crítica de oposição a eles. Para tanto, a instalação conta com um vídeo que apresenta, por meio de múltiplas telas, a sobreposição de falas e imagens em multiplicidade e simultaneidade.

É importante atentar para o fato de que o vídeo é apresentado em uma televisão e mobiliário específicos, que evocam as diferentes condições sociais de recepção e sugerem a ampla penetração do material midiático. Assim, a instalação foi idealizada pelo artista para reforçar o suporte de difusão e recepção desses projetos bem como suas dimensões simbólicas, de modo a re-encenar a ação midiática e incidência social dos mesmos.

Veja também o site do artista: http://www.shwafaty.org/?p=539%0A